Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Excellence - 2010 - Against The Odds

Gênero: Hard Rock
País: Brasil
Ano: 2010
Nota: 87%

Nesse primeiro trabalho completo a Excellence mostra que é possível fazer Hard Rock/Heavy Metal de alto nível, com muito profissionalismo, no interior do país.

Lançado de forma independente, Against The Odds foi gravado no Quanta Studio, na cidade de Ijuí. O álbum contou com a produção competente de Anderson Costa, que também ficou responsável pelas linhas de teclado.

O álbum começa com a rápida Won't Listen To Fools. Ótima escolha para uma faixa de abertura, essa música guarda algumas influências do Metal Melódico, estilo que já foi mais presente na banda. Won't Listen To Fools lembra os melhores momentos do Kamelot.

Dirty Way mostra o lado mais Hard Rock da banda. A música já havia sido lançada como single e ganhou até uma versão cover no YouTube. Destaque nessa faixa para o empolgante refrão e o ótimo solo de Valterson Wottrich, vocalista e guitarrista da banda.

O álbum segue com a já conhecida do público Going Down To Nowhere. Essa talvez seja uma das preferidas dos fãs nos shows da banda. Ao ouvi-la, percebi como a bateria de Marcos Rigoli está bem timbrada. Méritos do baterista e do produtor.

The Twilight mostra a incrível capacidade do guitarrista Lucas Prauchner em criar melodias cativantes. The Twilight foi a faixa título do EP lançado pela banda em 2006.

Face Your Fear começa a mostrar um lado mais pesado da Excellence. Aqui o baixo de Robson Van der Ham ganha mais destaque.

A faixa seguinte, Just-Self Brutality, está bastante diferente que no EP de 2006. Os teclados, bastante presentes na versão antiga, quando a banda ainda tinha um tecladista fixo em sua formação, apenas preenchem a versão presente em Against The Odds.

Enquanto a banda volta a uma sonoridade mais Hard Rock com a boa Fight, Serves You Right caminha entre o Hard Rock e o Metal Melódico, mostrando-se uma das músicas mais interessantes do álbum. A música fecha um um impressionante G5 do vocalista Valterson.

Em Searching For A Better Life o destaque, sem dúvida alguma, é para Lucas Prauchner. Aqui o guitarrista usa o melhor de suas influências neoclássicas para criar as fantásticas linhas de guitarra dessa música. Um clássico instantâneo.

The Next Season é música mais pesada do álbum. Com ótimos riffs e uma ótima performance vocal de Valterson, arrisco dizer que essa é a música mais madura da banda. Com o perdão do trocadilho, aqui a Excellence atingiu a excelência.

Hate fecha muito bem esse primeiro álbum da Excellence. Ao final dos 53 minutos de Against de Odds, fica a impressão de uma banda que busca sintetizar influências diversas, produzindo faixas que vão em diferentes direções sem, entretanto, perder a identidade. Faltou apenas uma balada para ficar completo.

Uma realização impressionante para uma banda do interior, que produziu, gravou e lançou seu material sem sair de região noroeste do Rio Grande do Sul. As dificuldades enfrentadas pelos quatro integrantes se reflete no próprio título do álbum. Aliás, as letras da Excellence, apesar de intimistas e subjetivas, constantemente abordam o tema da superação.

Os fãs esperam ansiosos pelo próximo álbum.

Tracklist:
01 - Won't Listen To Fools
02 - Dirty Way
03 - Going Down To Nowhere
04 - The Twilight
05 - Face Your Fear
06 - Just Self-Brutaliy
07 - Fight
08 - Serves You Right
09 - Searching For A Better Life
10 - The Next Season
11 - Hate

Line-up:
Valterson Wottrich (Vocal e guitarra)
Lucas Prauchner (Guitarra)
Robson Van der Ham (Baixo)
Marcos Rigoli (Bateria)

P.S.: A Excellence disponibilizou o álbum para download legal. Visite o site oficial da banda e saiba como baixá-lo.
P.P.S.: Se você gostou, compre o CD no site Vitrola e ajude a banda.
P.P.P.S.: Visite o canal da Excellence no YouTube. Há dezenas de vídeos da banda interpretando músicas próprias e covers.

Um comentário:

  1. E aí Mateus! Tudo beleza? Obrigado pela resenha no blog! Tinha que ter nos avisado! Hehe... Achei legal pra caramba. É muito interessante ler assim detalhadamente o que as pessoas/ amigos acharam do disco. Um grande abraço do Lucas e até breve!

    ResponderExcluir

Seja legal. :)