Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tears Of Joker - 1998 - Down The Ages

Gênero: Heavy/Melodic Metal
País: Brasil
Ano: 1998
Nota: 80%

Tears Of Joker fez parte de uma geração de boas bandas do Metal Nacional, juntamente com Angra, Dr. Sin, Symbols, Wizards, Dark Avenger, Venus e várias outras.

O álbum Down The Ages, lançado em 1998, tem suas falhas, mas ainda sim mostra o enorme potencial dessa banda paulista.

O trio de músicos que compõem a banda mostra um domínio técnico bastante apurado. As guitarras de Luciano Filócomo tem riffs e solos bastante virtuosos e, ao mesmo tempo, melódicos. Luciano também é resposável pelos vocais. Possuidor de um bonito timbre de voz, peca um pouco na pronúncia do inglês. Aliás, nesse ponto, cabe destacar que por vezes a letra parece não se encaixar perfeitamente na métrica das canções.

Rafael Amaral mostra-se um excelente baterista, com fica claro nas músicas "Endless Battle" e "Victims Of Pleasure", essa última com intro à la Scott Travis. Contudo, em alguma músicas, o baixo e a bateria estão um pouco embolados, devido a produção. Grande parte das bandas brasileiras de Metal sofreram com esse aspecto. Muitas vezes, o potencial desses artistas foram escondidos pela produção não satisfatória de seus álbuns.

O que percebo com o Tears Of Joker é exatamente isso. As composições são ótimas, mostram um grande potencial. Os músicos são virtuosos. Mas o som parece que ainda não está maduro. Sinto a falta de um produtor que pudesse lapidar melhor as canções.

Os destaques ficam com as faixas "Change Our Minds", que alterna momentos rápidos e virtuosos com passagens mais cadenciadas e melóficas; "For Believing", uma balada muito bonita e; "All The Trouble", que possui um riff excelente.

Tracklist:
01 - Images
02 - Change Our Minds
03 - For Believing
04 - Moments
05 - Endless Battles
07 - Dangerous Romance
08 - All The Trouble
09 - Fate
10 - Victims Of Pleasure

Line-up:
Luciano Filócomo (Vocal e Guitarra)
Leandro Estevão (Baixo)
Rafael Amaral (Bateria)

P.S.: Atualmente, Luciano Filócomo ainda canta, mas não mais no meio Rock. O trabalho dele pode ser conferido aqui.

P.P.S.: O baixista Leandro Estevão está tocando atualmente com a banda O Surto, aquela mesma que fez sucesso com a música "A Cera".

P.P.P.S.: Não encontrei informações sobre o baterista Rafael Amaral.

P.P.P.P.S.: No YouTube foi postado pelo antigo baixista, Danielz, um show da banda no Aeroanta, em 1995.

2 comentários:

  1. http://whiplash.net/materias/news_899/061237-tearsofjoker.html#.UwbFU9sjub8

    Aqui tem uma notícia sobre o baterista, porém é referido o seu nome como Rafael Rosa. Você consegue confirmar se é Rafael Amaral ou Rafael Rosa? Ou talvez 2 bateristas chamados Rafael passaram pela banda? Porque no Whiplash fala que ele ficou na banda de 94 a 96 e o referido álbum é de 98

    ResponderExcluir
  2. É o Rafael Rosa, sim. Excelente músico!

    ResponderExcluir

Seja legal. :)